Ascendente

Cereja em cima do blog

Cerejas no Jardim da Serra Estreito de Câmara de Lobos Apanha
Uma para a boca, outra para os pássaros.

Cesto cheio de cerejas vermelho natural apetitosas
Sirva-se.

Apanhar cerejas tem que se lhe diga. E o Almanaque 2012 vai dizer-lhe: dá trabalho, não rende nada mas dá prazer. E como toda fruta, sabe sempre melhor quando acabada de apanhar.

Segundo os antigos, devemos apanhá-las a cantar ou a falar. E porquê? Poder-se-ia pensar em superstições, feitiços ou algo do género, mas não. Nada disso. Devemos cantar muito porque assim não estamos a comê-las. Pensamento acertado visto que as melhores vão logo para os lados de boca mais próxima.

Um espectáculo digno são as cerejeiras em flor. Branquinhas, frágeis e angélicas, folhas pequeninas, ramos delgados e a paz de espírito e tal e os passarinhos a cantar mas, desengane-se pois a madeira desta árvore é tipo pêra rija, ou seja difícil de roer. Os marceneiros fazem as melhores camas com esta árvore. E outras peças de mobília também. Trabalho de mercenário?

Trazido para a Europa pelos romanos, originária da Ásia, dá-se bem em climas frios. Nas serras. Nos Jardins da Serra.

A apanha da cereja tem já largas tradições. Assim não é novidade cuspirem-se os caroços para os outros, fazerem-se as típicas arcadas de 138 cerejas em cada orelha (brincos em português continental) e ainda darem-se gritos de pavor quando, empoleirados, escorrega-se e quase se parte as "galhas" (da cabeça).

As cerejas comem-se que nem ginjas. Tem propriedades anti-oxidantes (mais uma fruta), mas também laxantes. Significa isto que, se a festa passar dos limites (200 a 300 gramas por dia), prolongar-se-á com certeza para a casa de banho mais próxima. Ou não, porque a pressa é inimiga da perfeição. E dos bons modos, dizem os antigos.

Blog Widget by LinkWithin

1 Comentários:

Liliana Sousa disse...

Hum!!!!!!! Porque é que será que os meus posts preferidos têm a ver com as frutas de que eu mais gosto?? (e não tenho o prazer de comer os exemplares da minha terra?) Ai!!!!!!! É favor, assim, guardar uns exemplares pra mim!!! E sim, confirmo, que ultrapassar os limites dá direito a, não uma, nem duas, idas à casa de banho, lol....